Como provar que você tem qualidades de liderança
[bloqueador]

A liderança é um papel importante para qualquer tipo de organização, seja corporações, pequenas empresas, escolas e até famílias. Provar que você tem qualidades de liderança significa ser paciente e humilde. 

Liderança é concedida por seguidores, não uma consequência da posição. Pode levar um pouco de trabalho de sua parte, mas seguir o exemplo de outras pessoas pode ajudá-lo a provar suas qualidades de liderança em qualquer ambiente.

Já estamos na 5ª e Penúltima Parte da Saga “Seja um Líder na Sua Empresa” e espero que você esteja gostando . Caso você ainda não tenha visto nossas outras parte, vou deixar aqui relacionado para você:

Como Liderar na Empresa de MMN, Com as Dicas do Thomas Jefferson

Como Melhorar suas Habilidades de Liderança?

Como ser um Líder Inspirador e Inspirar sua Equipe

Como ser um Líder no seu Grupo – Desenvolva-se

Então, sem mais delongas, vamos continuar.

Escolha exemplos positivos para estudar

Assim como bons líderes lideram pelo exemplo, você pode aprender com os líderes ao seu redor. Tente entender seus atos e atitudes que faz com que as pessoas estejam dispostas a segui-los. Fazer isso ensinará lições importantes que provavelmente foram aprendidas da maneira mais difícil. 

  • Escolha um líder em sua vida diária ou um líder famoso que você conheça. Por exemplo, você pode escolher um empresário de sucesso como Steve Jobs ou Bill Gates. Examine suas histórias de vida para ver o que eles fizeram em situações semelhantes. Pense nos líderes famosos sobre os quais você lê na faculdade. Com quem você mais se identificou?
  • Note que liderança e popularidade não são sinônimos: líder inspira. Observe o líder e tente entender o que faz as pessoas segui-las.

Aprenda com um mentor

Você precisa se desenvolver como um líder, mesmo se você nasceu com uma personalidade forte ou um jeito de liderar. Uma maneira de fazer isso é escolher um modelo a partir da sua vida diária e perguntar a alguém se ele seria seu mentor. Desta forma, você pode pedir conselhos.

  • Você pode pedir conselhos a um mentor sobre o aprendizado, aumentar sua posição e assim por diante.
  • Pode beneficiar você ter múltiplos mentores. Os líderes não se encaixam em um molde específico, portanto, mais experiências, observações e interações são benéficas.
  • Faça o que seu mentor faz e peça conselhos quando você se deparar com situações que você não sabe como lidar.

liderança

Seja responsável

Esteja disposto a assumir riscos justificáveis ​​antes de pedir aos outros que corram o risco. Um líder deve estar pronto para assumir a culpa por erros e adiar o crédito por vitórias para os outros.

Demonstrando as características certas de um bom Líder

Mantenha-se bem

Uma marca de um bom líder é saber como receber críticas sem se irritar com isso. Isso demonstra humildade e vontade de aprender.

  • Mantenha uma atitude positiva ao receber feedback. Sua moral reflete em seu time.
  • Evite raiva, reação exagerada e indecisão. Isso cria falta de confiança em um líder que faz com que os seguidores questionem suas decisões.
  • Quando alguém lhe diz como você poderia ser menos agressivo com sua equipe, não fique chateado. Sorria e agradeça ao crítico.

Faça a sua parte

Embora, como líder, você geralmente direcione os outros em suas tarefas, é importante fazer sua parte justa. Se você não estiver disposto a fazer o trabalho pesado que designar, sua equipe também não estarão dispostos a fazê-lo. Quanto trabalho você está disposto a fazer? É importante liderar pelo exemplo e provar que você tem qualidades de liderança. 




Andar a falar

Mostre confiança e não tenha medo de ser você mesmo. Lidere pela frente, não por trás. Líderes que são confiantes geralmente são notados por aqueles em autoridade. Em outras palavras, não mude sua personalidade para se adequar a um papel de liderança; faça o papel se adequar à sua personalidade. 

  • Procure desafios para enfrentar.
  • Tente fazer algumas coisas para ter mais confiança. Por exemplo, dê a si mesmo uma conversa motivadora no espelho, todas as manhãs.

Seja adaptável

Outro elemento importante de provar que você tem qualidades de liderança é ser capaz de se adaptar às circunstâncias. Você deve ser capaz de pensar fora da caixa, mesmo sendo capaz de escolher entre duas opções ruins. A adaptação permite que você olhe além da decisão fácil.

  • Você terá que tomar diferentes tipos de decisões de acordo com as circunstâncias. Decisões rápidas, bem como decisões deliberativas e objetivas são exigidas em momentos diferentes.

Interagindo com os outros membros da sua equipe

Tenha um objetivo

Os líderes inspiram seus seguidores a atingir metas ou objetivos específicos. Antes de levar os outros para um lugar, você precisa saber para onde está indo. Crie objetivos claros para si mesmo e certifique-se de descrevê-los com facilidade e paixão para seus subordinados. Certifique-se de que as metas sejam mensuráveis, específicas e limitadas, para que você e sua equipe possam acompanhar o progresso.




Comunique-se com sua equipe

Preste atenção às pessoas que você lidera quando dá instruções. Por exemplo, se você se deparar com um olhar vazio, aproveite o tempo para ter certeza de que eles entendem completamente. Ser um bom comunicador é uma parte importante de mostrar que você tem o que é preciso para ser um líder.

  • Quando você está treinando pessoas abaixo de você, por exemplo, adote uma política de “porta aberta”, ou permita que elas venham até você sempre que precisarem de ajuda.

Fortalecer os links com os outros

Você pode construir relacionamentos com sua equipe ouvindo atentamente e fazendo perguntas inteligentes. Ouça mais do que você fala. Esteja disposto a fazer perguntas a sua equipe para ajudá-los a permanecer motivados e a fazer perguntas aos seus líderes. Por exemplo, faça perguntas e chame outras pessoas enquanto fala, em vez de dar um monólogo sólido.

  • Pode ser tentador pular na frente de sua equipe e provar que você sabe o que está acontecendo falando muito. No entanto, bons líderes promovem a conversa entre os membros de sua equipe. Ouça quando as pessoas apresentam ideias. 
  • Repita uma instrução com suas próprias palavras quando alguém terminar de falar.
  • Mantenha sua linguagem corporal aberta, encarando totalmente a pessoa que você está falando. Concentre-se em seu rosto em vez de olhar ao redor da sala.

Eaw, o que você achou? Gostou desse conteúdo? Então deixa seu comentário aqui em baixo ;), e se você quiser aprender técnicas de vendas, vou deixar um link para você receber um e-book gratuito de técnicas de vendas ao qual fará você e sua equipe venderem mais de R$3594,00 no mêsClique Aqui para recebê-lo.


[/bloqueador]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!