Como melhorar a qualidade da liderança na sua equipe
[bloqueador]

Como melhorar a qualidade da liderança na sua equipe? Se você quer ser realmente um líder, fique aqui conosco que hoje é o último capítulo da saga.

Se você não viu ainda os outros 5 capítulos, vou deixar aqui relacionados para você conhecer :

Como Liderar na Empresa de MMN, Com as Dicas do Thomas Jefferson

Como Melhorar suas Habilidades de Liderança?

Como ser um Líder Inspirador e Inspirar sua Equipe

Como ser um Líder no seu Grupo – Desenvolva-se

Como provar que você tem qualidades de liderança

Então, vamos para nosso último capítulo.

Liderança engloba uma variedade de qualidades e habilidades. Um bom líder é alguém que é capaz de gerenciar pessoas e tarefas, se comunicar de forma eficaz e promover um ambiente de equipe positivo. Tente desenvolver suas qualidades de liderança analisando seus pontos fortes e fracos e dando um bom exemplo para seus colegas.

Analisando suas qualidades de liderança

Pergunte a si mesmo que tipo de líder você é

Se você quer desenvolver suas habilidades de liderança, é importante que você analise honestamente seus pontos fortes e fracos. Isso permitirá identificar as áreas que você precisa melhorar e torná-lo mais consciente de como você age e se comporta. Comece perguntando “que tipo de líder eu sou?”

  • Talvez você seja alguém que lidera pelo exemplo e não se envolve muito com o trabalho de outras pessoas.
  • Ou talvez você seja um líder que ajude a resolver problemas e tenha um papel mais ativo e intervencionista.
  • Você pode até usar questionários de liderança on-line para avaliar suas habilidades de liderança. 

Considere como os outros podem ver você

Depois de ter começado a ter uma ideia mais clara de como você age como líder, será útil considerar como outras pessoas pensam em você como líder. Você pode fazer isso prestando mais atenção às interações da equipe, por exemplo, com que frequência os colegas o abordam em busca de conselhos e o quanto estão confortáveis ​​com isso. 

  • Você também pode pedir a um amigo ou colega de confiança por sua percepção de suas qualidades de liderança.
  • Você pode perguntar a um colega mais experiente, que esteja familiarizado com você e seu trabalho, para obter feedback e orientação sobre gerenciamento e liderança.

Analise suas qualidades de liderança

Depois de fazer as perguntas iniciais sobre como você lidera e como os outros o percebem, você pode tentar analisar suas qualidades de liderança com mais detalhes. Você decidirá em quais fatores trabalhar. Escreva as seguintes perguntas e tente respondê-las da forma mais honesta e completa possível:

  • Eu faço um esforço para estar ciente dos pensamentos e sentimentos dos colegas?
  • Ajudo os outros a realizar o melhor possível e a atingir seu potencial?
  • Eu aceito responsabilidade?
  • Mantenho a mente aberta e experimento novas idéias e novas maneiras de fazer as coisas?
  • Posso me comunicar efetivamente com os outros?
  • Eu sou um bom solucionador de problemas?
  • Encorajo e aceito outras opiniões e perspectivas?

como vender perfumes todos os dias

Identifique áreas para melhorar

Essas perguntas ajudarão a destacar em quais qualidades de liderança você é forte e quais precisam ser aprimoradas. Usando suas respostas às perguntas, divida suas qualidades de liderança em três partes. Em primeiro lugar, observe as qualidades nas quais você se sente muito forte. Em segundo lugar, identifique quais áreas precisam de melhorias. Em terceiro lugar, determine em quais áreas você está fraco e precisa de atenção considerável.

  • Por exemplo, se você está ciente dos pensamentos e sentimentos dos colegas e aceita as opiniões de outras pessoas, sua franqueza e engajamento com colegas provavelmente serão fortes.
  • Se você não ajuda os outros a realizar o melhor possível e não se comunica de forma tão eficaz quanto gostaria, essas habilidades precisarão de algum trabalho.
  • Essas qualidades de liderança podem ser divididas em áreas mais gerais de comunicação, inspirando e estabelecendo um exemplo para os outros, abertura e trabalho em equipe e cooperação.

Como melhorar suas habilidades de comunicação




Ativar o diálogo efetivo

A comunicação é talvez a qualidade de liderança mais importante, e que percorre todas as outras qualidades importantes. Uma das chaves para uma boa comunicação é possibilitar um diálogo positivo e às vezes robusto sobre problemas e soluções. Existem diferentes estilos de liderança, mas é improvável que alguém que interrompa consistentemente os debates e sufoque as discussões possa comandar o apoio de outros por muito tempo.

  • Peça e incentive perguntas abertas, em vez de questões constritivas.
  • Não seja arrogante e facilite um ambiente aberto onde as pessoas fiquem livres para falar sem medo.

Tenha uma linguagem corporal positiva

A linguagem corporal positiva pode ajudá-lo a se mostrar dinâmico, aberto e cooperativo. Também pode ajudá-lo a causar uma forte impressão quando estiver falando e aumentar o poder e a eficácia de suas palavras. Uma boa regra é ter uma linguagem corporal consistente com o que você está dizendo. Não peça, por exemplo, que alguém faça alguma coisa enquanto olha para o chão. Em vez disso, faça contato visual e seja aberto e envolvente.

  • Para ter uma linguagem corporal positiva e afirmativa enquanto fala, tente manter o contato visual, fique em pé e em linha reta e relaxe seu rosto. 
  • Sua linguagem corporal pode ser interpretada como você realmente está se sentindo, então tente ter uma linguagem corporal que reflita as qualidades e a abordagem de um bom líder.

Seja um ouvinte ativo

Para ser um bom comunicador, você precisa ser um bom ouvinte. Se você fizer um esforço para ouvir alguém, ela verá isso e virá a pensar em você como alguém com quem ela pode conversar. Esta é uma importante qualidade de liderança a ser desenvolvida. A linguagem corporal é importante, por isso tente manter contato visual com a pessoa com quem está falando. Para ser um ouvinte ativo:

  • Não julgue as pessoas.
  • Preste muita atenção à pessoa com quem você está falando.
  • Tente entender os outros antes de tentar se fazer entender.
  • Não interrompa desnecessariamente.

Eaw o que você achou desse nosso último capítulo? Espero que tenha gostado e seguido essa nossa saga e aprendido como ser um líder melhor.

Mas se você quer aprender técnicas de vendas, ao qual ajudará você e sua equipe a ganhar mais de R$3594,00 por mês, eu vou deixar um e-book para você, ensinando um passo-a-passo. Clique Aqui e baixe ele Grátis.


[/bloqueador]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!