O Guia Definitivo para ter Proatividade no Trabalho
[bloqueador]

Aqui vamos nós novamente: Outro artigo sobre proatividade, certo? Espere: Esse é diferente e pode ser o último que você precisa ler.

Mas entendo: não sou a primeira pessoa a enfatizar a importância de ser proativo.

Na verdade, tornou-se tão comum que é quase um chavão entre fundadores e empreendedores; algo que as pessoas dizem para soar impressionante ou “em contato”, mas não algo que elas necessariamente agem ou até mesmo entendem.

Claro, eles estão felizes em anunciar sua importância … Mas eles podem dizer o que significa proatividade ? Eles podem realmente te dizer como ser proativo? Na minha experiência, não.

Proatividade

E isso é um problema enorme

Transformando a proatividade em uma palavra de ordem, desvalorizamos isso. Tornou-se como um ruído branco; algo que você ouve, mas se desconecta.

É hora de adicionar clareza e aumentar o volume, porque aqui está a verdade: a proatividade é uma parte vital da criação de um sucesso massivo, e é a única maneira de alcançar todo o seu potencial.

Então, vamos ao âmago: o que é a proatividade e como você pode se tornar uma pessoa mais proativa?

O que é proatividade, de qualquer forma?

Como agir certo mediante um problema

Vamos começar de maneira simples: o que significa ser proativo? De acordo com o Merriam-Webster, isso significa “agir antecipando futuros problemas, necessidades ou mudanças”.

Colocado de forma diferente, ser proativo significa concluir ações cuidadosamente planejadas para atingir as metas que movem a agulha mais para o seu negócio. Significa focar no que é importante , não apenas no que é urgente .

Soa como uma boa ideia, certo? O problema é que nosso mundo está se tornando cada vez mais reativo , não proativo . De acordo com o Merriam-Webster, uma pessoa reativa é alguém que é “prontamente responsivo a um estímulo”.



Em outras palavras, uma pessoa reativa está à mercê da urgência e da influência externa. Como o sentimento de urgência muitas vezes supera o sentimento de importância, muitos de nós passam os dias presos em um ciclo infinito de:

  • Novo Email? Melhor responder imediatamente.
  • Pedido de reunião? Não posso dizer não a isso.
  • Notificação de folga? Responda melhor antes que se perca no fluxo interminável de mensagens.

Então, no final do dia, nos perguntamos onde nosso tempo foi.

O que torna a reatividade tão perigosa é que ela parece produtiva. Afinal, você acabou de responder a 53 emails, certo? Claro, mas há um mundo de diferença entre “fazer as coisas” e realmente fazer progresso .

Pense desta maneira: uma pessoa pró-ativa é como um garanhão e uma pessoa reativa como um cavalo de balanço. Ambos estão se movendo , mas apenas um está se movendo para frente . Quem você acha que vence a corrida?

Leia também : “Como Fazer um Acompanhamento de Sucesso ?

Você adivinhou: a proatividade sempre supera a reatividade. Você verá por que em breve, mas primeiro vamos dar uma olhada prática em tarefas proativas.



O que a pró-atividade parece?

Tudo bem, sabemos o que é proatividade. A próxima pergunta é, o que parece?

Afinal, tarefas reativas são bastante óbvias; eles são os afundamentos urgentes do dia-a-dia que a maioria das pessoas faz por hábito. E não é que tarefas reativas não precisem ser feitas; é que eles não precisam ser feitos no momento, e não necessariamente precisam ser feitos por você .

As tarefas proativas, por outro lado, exigem mais reflexão e envolvimento. São os projetos que mais movimentam a agulha para o seu negócio; as grandes ideias que você tem adiado até “ter mais tempo”. Por exemplo:

  • Desenvolver metas estratégicas para tornar o próximo ano bem sucedido e produtivo,
  • Criar uma lista atraente de motivos pelos quais um recurso específico é importante para o seu produto, a fim de levar a empresa nessa direção ou
  • Escrevendo um post no blog para desenvolver liderança de pensamento em seu mercado.

Em suma: as tarefas proativas são as iniciativas estratégicas que o aproximam drasticamente de transformar suas metas em realidade.

Leia também: “ Como vender qualquer produto para qualquer um

O traço mais importante das pessoas proativas

Então, o que é preciso para ser proativo? Em uma palavra, disciplina .

Aqui está o porquê auto-disciplina é tão importante: O momento que você começar a incorporar proatividade em sua vida, o mundo irá testar a sua determinação. Emergências surgirão, demandas aumentarão e você será tentado a cair em comportamentos reativos improdutivos.

Para permanecer proativo em um mundo reativo, você precisa de autodisciplina inflexível ; porque nem sempre é possível controlar suas circunstâncias , mas você pode controlar sua resposta. Você pode optar por permanecer proativo.

Porque no final, o sucesso não é o resultado da circunstância; é o resultado da resposta às circunstâncias . E esse é o coração da autodisciplina.

Aqui estão as três melhores coisas que você pode fazer para reforçar sua autodisciplina hoje.



1. Criar uma razão convincente para permanecer disciplinado

Quando surgirem tentações reativas, você precisará de um motivo para permanecer disciplinado. Você poderia tentar fazê-lo, mas você só pode fazer isso por tanto tempo antes de esgotar sua determinação.

É muito mais provável que você seja disciplinado se tiver uma razão convincente para isso; uma imagem clara e motivadora do que você está trabalhando. É aí que entram os objetivos.

De acordo com a pesquisa de Harvard (e de muitos outros ), “… indivíduos com objetivos claros e escritos têm uma probabilidade significativamente maior de ter sucesso do que aqueles sem metas claramente definidas”.

Pense desta maneira: se você quisesse viajar para algum lugar novo, qual seria a primeira coisa que faria? Provavelmente encontrá-lo em um mapa. Então, uma vez que você soubesse para onde estava indo, você desenvolveria um plano para chegar lá. E somente quando você fizesse isso , você começaria a viajar.

Em face da distração e tentação, os objetivos são uma ferramenta vital para se manter proativo, disciplinado e em vias de sucesso.

2. Elimine a procrastinação

A procrastinação cria pressão, a pressão cria estresse e o estresse limita severamente os poderes de processamento criativo de seu cérebro .

Como já discutimos, a criatividade é um aspecto vital da proatividade; Portanto, não é difícil dizer que, quando você procrastina, você se torna incapaz de ser totalmente pró-ativo.

Para o bem da sua produtividade, aqui estão cinco passos para canalizar a autodisciplina e vencer a procrastinação . De acordo com a Harvard Business Review:

  • Imaginem vividamente como se sentirá para concluir a tarefa que você está adiando
  • Visualize as conseqüências de não conseguir concluir essa tarefa,
  • Compromete- se publicamente a completá-lo por um prazo claro,
  • Identifique o primeiro passo para começar e
  • Recompense-se por completar o primeiro passo .

Uma vez que você tenha dado o primeiro passo, o momentum e o follow-through geralmente cuidam de si mesmos.



3. Apenas diga não

A qualquer momento, há exigências quase infinitas de seu tempo. De e-mails a chamadas de Zoom para reuniões, alguém sempre precisa de um “rápido” de 15 minutos.

Mas essas solicitações “rápidas” se somam rapidamente, e não demora muito para passar um mês antes que você perceba que está entrincheirado em reatividade e não fez nenhum progresso real.

É hora de retomar o controle do seu tempo, e isso começa dizendo “não”.

Da próxima vez que receber uma solicitação para o seu tempo, pergunte-se: “Isso está alinhado com o que decidi trabalhar proativamente nesta semana?” Se a resposta for não, sua resposta provavelmente será não .

Não sabe como desligar a outra pessoa? Com medo de ferir seus sentimentos? Um estudo do Journal of Consumer Research descobriu que simplesmente mudar sua redação pode mudar as associações negativas à rejeição , tanto para você quanto para a pessoa rejeitada.

Veja como funciona: em vez de dizer “não posso…” ou “não vou…”, que são percebidos como negativos e pessoais, digamos, “eu não…”, que é mais geral e abre um precedente para solicitações futuras.

Com essa abordagem, você não está rejeitando a pessoa , está rejeitando o evento . Por exemplo:

  • Não respondo a e-mails depois das 20:00,
  • Eu não me encontro fora do escritório, ou
  • Eu não respondo a mensagens do Slack no fim de semana.

Um bônus adicional: quando você faz uma afirmação “Eu não faço”, você define uma regra. À medida que as pessoas se familiarizarem com essa regra, você enfrentará menos demandas similares no futuro.

Incorporando a proatividade em sua vida

Tudo bem, você sabe o que é proatividade, sabe como é, sabe por que é importante e sabe como protegê-lo com autodisciplina.

E eu acho que você vai concordar: quando você aproveita todo o hype, você fica com um conceito muito simples: Ser proativo significa investir no seu futuro.

Então aqui está a pergunta: Você está 100% feliz com o presente? Você completou tudo o que você se propôs a fazer? Sua lista de balde está vazia? Ou você sente que ainda há mais sucesso para ser experimentado?

Deixe-me compartilhar um segredo: existe. Não importa quão boas sejam as coisas agora, sempre há potencial para algo ainda maior. E esse futuro pode ser seu, se você estiver disposto a investir nele.


[/bloqueador]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!