[bloqueador]

Se você está começando na Racco, com certeza quer saber como liderar uma equipe para chegar ao tão sonhado Diamante dentro da empresa, correto? Então veja essas dicas que tenho para te mostrar.

O comportamento das pessoas, assim como o dos grupos exige um estilo de liderança adequado.

A liderança passa assim a ser objeto de estudo e de pesquisa da Psicologia Social e das Organizações.

Nesse artigo, um pouco focado no modelo contextual de liderança, você terá algumas idéias para se tornar um grande líder na Racco. Não se assuste com alguns termos não visto rsrs.

Definição de liderança segundo Drucker e Terry

Segundo Peter Drucker, de cem novas empresas que iniciam a suas atividades, cerca de metade deixa de funcionar dois anos após o seu início, e das restantes, 25% terminam a suas atividades 5 anos depois.

Peter Drucker e outros autores afirmam que muitos dos insucessos empresariais são fruto de uma liderança ineficaz.

Para George Terry (1960):

“Liderança é a atividade de influenciar as pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.”

Esta definição parece ser válida para qualquer tipo de organização, porque em qualquer situação em que um individuo procure influenciar o comportamento de outro individuo, estamos perante o fenômeno da liderança.

Como Liderar um Grupo?

A liderança é um fenómeno de influência pessoal exercida em determinada situação através do processo de
comunicação humana, com vista á transmissão de determinados objetivos.

O comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como: planificar, informar, avaliar, controlar, motivar,
recuperar, etc. Contudo, liderar é essencialmente, orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados
objetivos ou metas.

Sendo a liderança um processo de influência, é necessário que o líder modifique intencionalmente o comportamento de outras pessoas, o que é possível através do modo como usa o seu poder autoridade.

Como Liderar uma Equipe e Quais Características um Líder Tem Que Ter

Como Liderar uma Equipe

Durante bastante tempo, os estudos sobre liderança aceitavam o fato de que os líderes tinham certas características, tais como a amabilidade, a força física, a inteligência, etc. que se consideravam fundamentais para o exercício da liderança.

Deste modo considerava-se que as qualidades inerentes aos líderes eram pessoais, o que pressupunha que, desde muito cedo seria possível determinar os potenciais líderes.

Traços pessoais vs situação

A teoria dos traços de personalidade, considerava que o líder possuía traços e características que o identificavam e que o tornavam o “grande homem”, tal como acentuou, em 1910, Carlyle.

Sendo assim, parecia estar em causa o papel do treino e da formação na aprendizagem da liderança.

Lindzey (1940), através de vários estudos sobre líderes em situação, verificou que não era possível, dada a sua divergência, encontrar qualquer traço de personalidade que pudesse distinguir os líderes dos não líderes.

Características do Líder

Parece não existir uma habilidade especial própria do líder que o caracterize, porque o seu comportamento difere com a situação e com os liderados.

Acentuando a importância do comportamento e da situação de liderança, é possível admitir a possibilidade do treino e da adaptação do líder às funções de liderança.

Se a teoria dos traços se confirmasse, então, o líder sê-lo-ia sempre, e de forma eficaz, em todas as situações e em relação a qualquer indivíduo ou grupo. O que a realidade organizacional e grupal revela, é que existem características diferentes nos líderes. Um líder pode ter muito sucesso numa situação e insucesso noutro contexto situacional.

Os 3 Estilos de Liderança que Existem

liderar uma equipe

White e Lippitt (1939) estudaram a liderança em termos de estilo de comportamento do líder, na relação como  subordinado. Como Liderar uma Equipe

O estilo de comportamento do líder refere-se ao que ele faz e como o faz. Estes autores consideram que existem três estilos de liderança:

  • Autoritário;
  • Democrático;
  • Liberal;

Líder Autoritário

O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, determina as providências e as técnicas para a execução da tarefa (o que fazer, como, quando, etc.).

Líder Democrático

O grupo revela uma grande tensão, frustração, agressividade, ausência de espontaneidade e iniciativa. Não existe amizade.   Como Liderar uma Equipe

Os elementos do grupo não revelam qualquer satisfação em relação a tarefa, embora aparentemente gostem do que fazem.

O trabalho de grupo só se desenvolve na presença física do líder. Quando este se ausenta, o grupo pouco produz e há uma tendência a se tornar em indisciplinados.

Líder Liberal

Os elementos do grupo têm liberdade completa para tomar decisões.A participação do líder é limitada, esclarecendo apenas quem pode fornecer informações ao grupo.

É o grupo que decide sobre a divisão das tarefas e escolhe os companheiros sem a participação do líder.

O líder não regula nem avalia o que se passa no grupo . O líder apenas faz alguns comentários irregulares sobre a
atividade do grupo, quando questionado. Como Liderar uma Equipe

Como se Preparar Para ser um Grande Líder?

Todo grande líder sempre passa por vários treinamentos, e com você não será diferente. Infelizmente não somos que nem a “matrix”, o filme, onde, basta baixar um “programa” no seu cérebro e você saberá tudo na mesma hora rsrs, por isso que existem vários tipos de treinamentos existentes para liderança.

Curso de Líder de Equipe: Faça um Treinamento de Coaching

Um grande líder no ramo de Multinível é o Elvis Lion. Se você não conhece, ele é um grande líder no Multinível, onde ele tem 12 anos de experiência com vendas, sendo 4 deles dentro do Multinível com foco em perfume.

Nas suas redes sociais, tem mais de 63Mil Seguidores, mais de 2 milhões de visualizações no seu canal do Youtube.

Caso você queira conhecer esse curso, CLIQUE AQUI e veja o que ele tem para te falar.

CONCLUSÃO

A liderança numa organização tem sido foco de atenção desde há longos anos. Pode ter várias definições mas em todas elas há ênfase no influenciar o outro, em conseguir levar o outro a fazer algo de forma empenhada e satisfatória.

Houve tempos em que se acreditava que um líder já nascia líder; hoje em dia, está mais que comprovado que isso não acontece, pois não há uma relação direta entre um traço de personalidade e o ser líder. O processo de liderança varia consoante a situação fazendo com que um bom líder o seja numa determinada situação mas possa não o ser numa outra situação diferente.

E você, conhecer algum líder que foi descrito nessa postagem? Deixe seu comentário e compartilhe com seu amigo esse post 😉




[/bloqueador]

By Eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *